Quem sou eu

Minha foto
Americana, São Paulo, Brazil
ARTE EDUCADORA NA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE NOVA ODESSA. TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E II.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


PROJETO TECNOLOGIA 

ESCOLA: “E.E. PROF. ANTONIO MATARAZZO”
SÉRIE: 6º ANO “A, B e C” – ENSINO FUNDAMENTAL II
DISCIPLINA: ARTE      PROFESSORA: PRISCILA

TEMA GERADOR: “TECNOLOGIA NAS AULAS DE ARTE”
TEMA FOCO: “TEATRO À LUZ E SOMBRA”
PROBLEMATIZAÇÃO: Oferecer aos alunos a oportunidade de criar um teatro de sombra a partir de fotos (apresentação do cenário), fantoches, datashow (luz), power point e muita criatividade com as tecnologias.
JUSTIFICATIVA: Nos dias atuais é importante apresentar e utilizar diferentes recursos tecnológicos para os nossos alunos, podendo inserir no mundo digital e trazer aulas mais dinâmicas e produtivas.
            Nas aulas de arte esta ferramenta vem complementar o conteúdo e o ensino e a aprendizagem como processo facilitador na criatividade.
OBJETIVO:
- Utilizar os seguintes recursos tecnológicos: internet sites de busca (pesquisar a história do teatro de sombra e ver vídeos de apresentações), editor de texto (word), apresentação de imagem (power point), máquina fotográfica digital e data show (produção de luz e sombra).
ETAPAS:
1-      Pesquisa no google: “História e produção de teatro de sombra”;
2-      Conhecer e utilizar os programas: Word e Power point;
3-      Criar em grupo uma história com diálogos e personagens diferentes;
4-      Desenhar em papel cartão os personagens com detalhes internos para produção de luz e sombra;
5-      Digitar no word a história criado pelo grupo, desenhar os cenários e fotografar;
6-      Montar as apresentações em power point de acordo com a sequência da história os cenários fotografados;
7-      Conhecer o datashow e explorando seus recursos;
8-      Ensaiando em grupo utilizando todos os recursos tecnológicos;
9-      Apresentação para a classe e depois para outros alunos da escola;

AVALIAÇÃO:
Todos os alunos realizaram as atividades por etapas, com sucesso e muita criatividade, sempre descobrindo novos detalhes e buscando novos desafios na tecnologia. As apresentações foram maravilhosas e apreciadas pelos alunos do 2º e 3º ano da escola.
A classe solicitou sempre que possível utilizar recursos tecnológicos diferentes, pois de acordo com cada habilidade e criatividade cada um participou de forma diferente e fluentemente. Sempre com muita vontade e entusiasmo que envolve, sendo este um dos melhores trabalhos dos alunos do 6º ano até o presente momento utlizando como recurso principal a tecnologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário