Quem sou eu
- ARTE DE CRIAR
- Americana, São Paulo, Brazil
- ARTE EDUCADORA NA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE NOVA ODESSA. TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E II.
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
PROJETO TECNOLOGIA
ESCOLA:
“E.E. PROF. ANTONIO MATARAZZO”
|
SÉRIE:
6º ANO “A, B e C” – ENSINO FUNDAMENTAL II
|
DISCIPLINA:
ARTE PROFESSORA: PRISCILA
|
TEMA GERADOR: “TECNOLOGIA NAS AULAS DE ARTE”
TEMA FOCO: “TEATRO À LUZ E SOMBRA”
PROBLEMATIZAÇÃO: Oferecer aos alunos a oportunidade
de criar um teatro de sombra a partir de fotos (apresentação do cenário),
fantoches, datashow (luz), power point e muita criatividade com as tecnologias.
JUSTIFICATIVA: Nos dias atuais é importante
apresentar e utilizar diferentes recursos tecnológicos para os nossos alunos, podendo
inserir no mundo digital e trazer aulas mais dinâmicas e produtivas.
Nas aulas de
arte esta ferramenta vem complementar o conteúdo e o ensino e a aprendizagem
como processo facilitador na criatividade.
OBJETIVO:
- Utilizar os seguintes recursos tecnológicos: internet sites
de busca (pesquisar a história do teatro de sombra e ver vídeos de
apresentações), editor de texto (word), apresentação de imagem (power point),
máquina fotográfica digital e data show (produção de luz e sombra).
ETAPAS:
1-
Pesquisa
no google: “História e produção de teatro de sombra”;
2-
Conhecer
e utilizar os programas: Word e Power point;
3-
Criar
em grupo uma história com diálogos e personagens diferentes;
4-
Desenhar
em papel cartão os personagens com detalhes internos para produção de luz e
sombra;
5-
Digitar
no word a história criado pelo grupo, desenhar os cenários e fotografar;
6-
Montar
as apresentações em power point de acordo com a sequência da história os cenários
fotografados;
7-
Conhecer
o datashow e explorando seus recursos;
8-
Ensaiando
em grupo utilizando todos os recursos tecnológicos;
9-
Apresentação
para a classe e depois para outros alunos da escola;
AVALIAÇÃO:
Todos os alunos realizaram as
atividades por etapas, com sucesso e muita criatividade, sempre descobrindo
novos detalhes e buscando novos desafios na tecnologia. As apresentações foram
maravilhosas e apreciadas pelos alunos do 2º e 3º ano da escola.
A classe solicitou sempre que
possível utilizar recursos tecnológicos diferentes, pois de acordo com cada
habilidade e criatividade cada um participou de forma diferente e fluentemente.
Sempre com muita vontade e entusiasmo que envolve, sendo este um dos melhores
trabalhos dos alunos do 6º ano até o presente momento utlizando como recurso
principal a tecnologia.
ATIVIDADE COM ALUNO : |
Realizei com meus alunos de 7º
ano apresentações de slides em Power point, sobre biografias e obras de diferentes
artista, sendo da arte renascentistas e contemporâneos.
As etapas da atividade:
1-
|
Pesquisar em grupo a biografias e obras dos artistas: Leonardo da
Vinci, Van Gogh, Jacopo Robusti
Tintoretto, Leda Catunda, Vick Muniz e Regina Silveira.
|
2-
|
Ler, estudar e resumir todas as informações pesquisada.
|
3-
|
Conhecer e utilizar o Power Point para iniciar a montagem dos slides.
|
4-
|
Utilizar ferramentas diferentes para composição dos slides como: sons,
cores e apresentações.
|
5-
|
Apresentar para a classe todo o conteúdo es tudado com auxílios dos
slides.
|
Avaliação: a proposta foi além
dos objetivos colocados inicialmente, todos os alunos realizaram com sucesso e
sem dificuldades extremas. Podendo assim conhecer uma nova forma de apresentar
o conteúdo estudado.
PÔSTER:
PROJETO: “RECICLAR FASHION” E.E.”PROF. ANTONIO MATARAZZO”
· APRESENTAÇÃO DO CORAL;FECHAMENTO DO EVENTO COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR:
PROJETO: “RECICLAR FASHION” E.E.”PROF. ANTONIO MATARAZZO”
OBJETIVOS: “CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE. PRINCIPALMENTE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COM FINS ESTÉTICOS COMO CONSTRUÇÃO DE BONECOS, BRINQUEDOS E LOOCKS PARA DESFILE NO FECHAMENTO DO EVENTO.
· APRESENTAÇÃO DO CORAL;FECHAMENTO DO EVENTO COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR:
· POESIAS E CANTOS AFRO;
· BONECOS E BRINQUEDOS EM EXPOSIÇÃO;
· FECHAMENTO COM DESFILE DAS ROUPAS E ESCOLHA DOS MELHORES LOOCKS PELOS JURADOS!
GRUPO: PRISCILAS E LU.
SINTESE REFLEXIVA
INICIAL: Atividade: 1.1
Nome:
Priscila Kely de Souza de Oliveira
Mediador:
Edvaldo Martino
|
Nossa
sociedade atualmente caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações,
nossas escolas não ficam de fora, o desafio do professor é a formação do aluno
com automonia na busca de seleção de informações, na produção de conhecimentos
para resolver problemas da vida e do trabalho, principalmente que estejam
dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
A
tecnologia sempre vai gerar mudanças, faz a integração com o currículo e novas
formas de pensar e refletir. Mesmo com a escola inclusiva (para todos), aquela
que atinge e abranje a diversidade é possivel utilizar diferentes recursos, pois
cada aluno vai se destacar de acordo com suas habilidades e competências.
Neste
contexto a aprendizagem se controe na interação, com o meio e com o outro. Pondendo
ser formal (cursos de formação) ou compartilhada (reflexão com seus pares).
Segundo ALMEIDA (2005), para que se utilize a tecnologia na escola é importante
suas potencialidades de produção, criar, mostrar, atualizar, processar,
ordenar, englobanda por todos dentro da escola, desde a elaboração, organização
e manutenção.
Ensinar
e aprender é organizar situações de aprendizagens, criar condições, favorecer a
compreenssão da complexidade do mundo, do contexto do grupo, do ser humano e da
própria identidade.
A
melhor forma que se apropria ao aluno é o desenvolvimento e a capacidade de ler
e de interpretar, aprender de forma significativa e com sentido. O aluno vai
ter autonomia para buscar constantemente novas aprendizagens.
O
papel do professor precisa aprender a utilizar a ferramenta para depois criar
condições mediadoras para o aluno no processo de ensino aprendizagem.
A
tecnologia precisa ser inserida no contexto escolar, porém sempre com muito
planejamento e segurança por parte do educador, pois dentro destes parametros a
aprendizagem fluirá de forma eficiente e significativa.
ATIVIDADE COM TECNOLOGIA:
WEBQUEST – CIÊNCIAS
REINO ANIMAL- VERTEBRADOS
INTRODUÇÃO
Os
animais vertebrados estão divididos em 5 classes: peixes, anfíbios, répteis,
aves e mamíferos. Trata-se de grupo de animais que podem estar adaptados à vida
aquática ou terrestre e que tem em comum apresentarem crânio e coluna
vertebral. Por isso, são chamados de animais vertebrados.
TAREFA
Cada
equipe deverá pesquisar todas as características e particularidades do grupo de
vertebrado que lhe for escolhido.
PROCESSO
A
turma se dividirá em 5 equipes. Cada equipe terá um grupo a pesquisar.
Equipe
1 à Peixes
Equipe
2 à Anfíbios
Equipe
3 à Répteis
Equipe
4 à Aves
Equipe
5 à Mamíferos
Os
sites para a pesquisa será indicado pelo professor. Após a pesquisa, deverá ser
elaborado um relatório. E este relatório deverá ser entregue ao professor.
AVALIAÇÃO
Os
critérios que serão avaliados estão listados abaixo:
Criatividade:
2 ptos
Interesse:
2 ptos
Participação
no grupo: 2 ptos
Comportamento:
2 ptos
Clareza
das ideias no relatório: 1 pto
Capricho:
1 pto
CONCLUSÃO
Parabéns
por conseguirem concluir mais um trabalho!
Agora
os alunos já estão prontos para saberem identificar os animais vertebrados e
saberem qual sua importância com o meio ambiente.
NOME:
PRISCILA KELY DE SOUZA DE OLIVEIRA E PRISCILA MARQUES.
Assinar:
Postagens (Atom)