Quem sou eu

Minha foto
Americana, São Paulo, Brazil
ARTE EDUCADORA NA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE NOVA ODESSA. TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E II.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TRABALHANDO COM O MOVIE MAKER!


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FOTOS DO PROJETO: "TEATRO DE SOMBRA"

GRUPO: "CHAPEUZINHO VERMELHO"




GRUPOS DIVERSOS:







PROJETO TECNOLOGIA 

ESCOLA: “E.E. PROF. ANTONIO MATARAZZO”
SÉRIE: 6º ANO “A, B e C” – ENSINO FUNDAMENTAL II
DISCIPLINA: ARTE      PROFESSORA: PRISCILA

TEMA GERADOR: “TECNOLOGIA NAS AULAS DE ARTE”
TEMA FOCO: “TEATRO À LUZ E SOMBRA”
PROBLEMATIZAÇÃO: Oferecer aos alunos a oportunidade de criar um teatro de sombra a partir de fotos (apresentação do cenário), fantoches, datashow (luz), power point e muita criatividade com as tecnologias.
JUSTIFICATIVA: Nos dias atuais é importante apresentar e utilizar diferentes recursos tecnológicos para os nossos alunos, podendo inserir no mundo digital e trazer aulas mais dinâmicas e produtivas.
            Nas aulas de arte esta ferramenta vem complementar o conteúdo e o ensino e a aprendizagem como processo facilitador na criatividade.
OBJETIVO:
- Utilizar os seguintes recursos tecnológicos: internet sites de busca (pesquisar a história do teatro de sombra e ver vídeos de apresentações), editor de texto (word), apresentação de imagem (power point), máquina fotográfica digital e data show (produção de luz e sombra).
ETAPAS:
1-      Pesquisa no google: “História e produção de teatro de sombra”;
2-      Conhecer e utilizar os programas: Word e Power point;
3-      Criar em grupo uma história com diálogos e personagens diferentes;
4-      Desenhar em papel cartão os personagens com detalhes internos para produção de luz e sombra;
5-      Digitar no word a história criado pelo grupo, desenhar os cenários e fotografar;
6-      Montar as apresentações em power point de acordo com a sequência da história os cenários fotografados;
7-      Conhecer o datashow e explorando seus recursos;
8-      Ensaiando em grupo utilizando todos os recursos tecnológicos;
9-      Apresentação para a classe e depois para outros alunos da escola;

AVALIAÇÃO:
Todos os alunos realizaram as atividades por etapas, com sucesso e muita criatividade, sempre descobrindo novos detalhes e buscando novos desafios na tecnologia. As apresentações foram maravilhosas e apreciadas pelos alunos do 2º e 3º ano da escola.
A classe solicitou sempre que possível utilizar recursos tecnológicos diferentes, pois de acordo com cada habilidade e criatividade cada um participou de forma diferente e fluentemente. Sempre com muita vontade e entusiasmo que envolve, sendo este um dos melhores trabalhos dos alunos do 6º ano até o presente momento utlizando como recurso principal a tecnologia. 

ATIVIDADE COM ALUNO :

Realizei com meus alunos de 7º ano apresentações de slides em Power point,  sobre biografias e obras de diferentes artista, sendo da arte renascentistas e contemporâneos.
As etapas da atividade:
1-
Pesquisar em grupo a biografias e obras dos artistas: Leonardo da Vinci, Van Gogh,  Jacopo Robusti Tintoretto, Leda Catunda, Vick Muniz e Regina Silveira.
2-
Ler,  estudar e resumir  todas as informações pesquisada.
3-
Conhecer e utilizar o Power Point para iniciar a montagem dos slides.
4-
Utilizar ferramentas diferentes para composição dos slides como: sons, cores e apresentações.
5-
Apresentar para a classe todo o conteúdo es tudado com auxílios dos slides.

Avaliação: a proposta foi além dos objetivos colocados inicialmente, todos os alunos realizaram com sucesso e sem dificuldades extremas. Podendo assim conhecer uma nova forma de apresentar o conteúdo estudado.






PÔSTER:

PROJETO: “RECICLAR FASHION” E.E.”PROF. ANTONIO MATARAZZO”


OBJETIVOS: “CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE. PRINCIPALMENTE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COM  FINS ESTÉTICOS COMO CONSTRUÇÃO DE BONECOS, BRINQUEDOS E LOOCKS PARA DESFILE NO FECHAMENTO DO EVENTO.



·
 APRESENTAÇÃO DO CORAL;FECHAMENTO DO EVENTO COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR:
· POESIAS E CANTOS AFRO;
· BONECOS E BRINQUEDOS EM EXPOSIÇÃO;
· FECHAMENTO COM DESFILE DAS ROUPAS E ESCOLHA DOS  MELHORES LOOCKS PELOS JURADOS!
GRUPO: PRISCILAS  E LU.

SINTESE REFLEXIVA INICIAL: Atividade: 1.1
Nome: Priscila Kely de Souza de Oliveira
Mediador: Edvaldo Martino

Nossa sociedade atualmente caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações, nossas escolas não ficam de fora, o desafio do professor é a formação do aluno com automonia na busca de seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho, principalmente que estejam dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
A tecnologia sempre vai gerar mudanças, faz a integração com o currículo e novas formas de pensar e refletir. Mesmo com a escola inclusiva (para todos), aquela que atinge e abranje a diversidade é possivel utilizar diferentes recursos, pois cada aluno vai se destacar de acordo com suas habilidades e competências.
Neste contexto a aprendizagem se controe na interação, com o meio e com o outro. Pondendo ser formal (cursos de formação) ou compartilhada (reflexão com seus pares). Segundo ALMEIDA (2005), para que se utilize a tecnologia na escola é importante suas potencialidades de produção, criar, mostrar, atualizar, processar, ordenar, englobanda por todos dentro da escola, desde a elaboração, organização e manutenção.
Ensinar e aprender é organizar situações de aprendizagens, criar condições, favorecer a compreenssão da complexidade do mundo, do contexto do grupo, do ser humano e da própria identidade.
A melhor forma que se apropria ao aluno é o desenvolvimento e a capacidade de ler e de interpretar, aprender de forma significativa e com sentido. O aluno vai ter autonomia para buscar constantemente novas aprendizagens.
O papel do professor precisa aprender a utilizar a ferramenta para depois criar condições mediadoras para o aluno no processo de ensino aprendizagem.
A tecnologia precisa ser inserida no contexto escolar, porém sempre com muito planejamento e segurança por parte do educador, pois dentro destes parametros a aprendizagem fluirá de forma eficiente e significativa.

ATIVIDADE COM TECNOLOGIA:

WEBQUEST – CIÊNCIAS
REINO ANIMAL- VERTEBRADOS
INTRODUÇÃO
Os animais vertebrados estão divididos em 5 classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Trata-se de grupo de animais que podem estar adaptados à vida aquática ou terrestre e que tem em comum apresentarem crânio e coluna vertebral. Por isso, são chamados de animais vertebrados.

TAREFA
Cada equipe deverá pesquisar todas as características e particularidades do grupo de vertebrado que lhe for escolhido.

PROCESSO
A turma se dividirá em 5 equipes. Cada equipe terá um grupo a pesquisar.
Equipe 1 à Peixes
Equipe 2 à Anfíbios
Equipe 3 à Répteis
Equipe 4 à Aves
Equipe 5 à Mamíferos
Os sites para a pesquisa será indicado pelo professor. Após a pesquisa, deverá ser elaborado um relatório. E este relatório deverá ser entregue ao professor.

AVALIAÇÃO
Os critérios que serão avaliados estão listados abaixo:
Criatividade: 2 ptos
Interesse: 2 ptos
Participação no grupo: 2 ptos
Comportamento: 2 ptos
Clareza das ideias no relatório: 1 pto
Capricho: 1 pto

CONCLUSÃO
Parabéns por conseguirem concluir mais um trabalho!
Agora os alunos já estão prontos para saberem identificar os animais vertebrados e saberem qual sua importância com o meio ambiente.
NOME: PRISCILA KELY DE SOUZA DE OLIVEIRA E PRISCILA MARQUES.