PROJETO TECNOLOGIA
ESCOLA:
“E.E. PROF. ANTONIO MATARAZZO”
|
SÉRIE:
6º ANO “A, B e C” – ENSINO FUNDAMENTAL II
|
DISCIPLINA:
ARTE PROFESSORA: PRISCILA
|
TEMA GERADOR: “TECNOLOGIA NAS AULAS DE ARTE”
TEMA FOCO: “TEATRO À LUZ E SOMBRA”
PROBLEMATIZAÇÃO: Oferecer aos alunos a oportunidade
de criar um teatro de sombra a partir de fotos (apresentação do cenário),
fantoches, datashow (luz), power point e muita criatividade com as tecnologias.
JUSTIFICATIVA: Nos dias atuais é importante
apresentar e utilizar diferentes recursos tecnológicos para os nossos alunos, podendo
inserir no mundo digital e trazer aulas mais dinâmicas e produtivas.
Nas aulas de
arte esta ferramenta vem complementar o conteúdo e o ensino e a aprendizagem
como processo facilitador na criatividade.
OBJETIVO:
- Utilizar os seguintes recursos tecnológicos: internet sites
de busca (pesquisar a história do teatro de sombra e ver vídeos de
apresentações), editor de texto (word), apresentação de imagem (power point),
máquina fotográfica digital e data show (produção de luz e sombra).
ETAPAS:
1-
Pesquisa
no google: “História e produção de teatro de sombra”;
2-
Conhecer
e utilizar os programas: Word e Power point;
3-
Criar
em grupo uma história com diálogos e personagens diferentes;
4-
Desenhar
em papel cartão os personagens com detalhes internos para produção de luz e
sombra;
5-
Digitar
no word a história criado pelo grupo, desenhar os cenários e fotografar;
6-
Montar
as apresentações em power point de acordo com a sequência da história os cenários
fotografados;
7-
Conhecer
o datashow e explorando seus recursos;
8-
Ensaiando
em grupo utilizando todos os recursos tecnológicos;
9-
Apresentação
para a classe e depois para outros alunos da escola;
AVALIAÇÃO:
Todos os alunos realizaram as
atividades por etapas, com sucesso e muita criatividade, sempre descobrindo
novos detalhes e buscando novos desafios na tecnologia. As apresentações foram
maravilhosas e apreciadas pelos alunos do 2º e 3º ano da escola.
A classe solicitou sempre que
possível utilizar recursos tecnológicos diferentes, pois de acordo com cada
habilidade e criatividade cada um participou de forma diferente e fluentemente.
Sempre com muita vontade e entusiasmo que envolve, sendo este um dos melhores
trabalhos dos alunos do 6º ano até o presente momento utlizando como recurso
principal a tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário