SINTESE REFLEXIVA
INICIAL: Atividade: 1.1
Nome:
Priscila Kely de Souza de Oliveira
Mediador:
Edvaldo Martino
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Nossa
sociedade atualmente caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações,
nossas escolas não ficam de fora, o desafio do professor é a formação do aluno
com automonia na busca de seleção de informações, na produção de conhecimentos
para resolver problemas da vida e do trabalho, principalmente que estejam
dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
A
tecnologia sempre vai gerar mudanças, faz a integração com o currículo e novas
formas de pensar e refletir. Mesmo com a escola inclusiva (para todos), aquela
que atinge e abranje a diversidade é possivel utilizar diferentes recursos, pois
cada aluno vai se destacar de acordo com suas habilidades e competências.
Neste
contexto a aprendizagem se controe na interação, com o meio e com o outro. Pondendo
ser formal (cursos de formação) ou compartilhada (reflexão com seus pares).
Segundo ALMEIDA (2005), para que se utilize a tecnologia na escola é importante
suas potencialidades de produção, criar, mostrar, atualizar, processar,
ordenar, englobanda por todos dentro da escola, desde a elaboração, organização
e manutenção.
Ensinar
e aprender é organizar situações de aprendizagens, criar condições, favorecer a
compreenssão da complexidade do mundo, do contexto do grupo, do ser humano e da
própria identidade.
A
melhor forma que se apropria ao aluno é o desenvolvimento e a capacidade de ler
e de interpretar, aprender de forma significativa e com sentido. O aluno vai
ter autonomia para buscar constantemente novas aprendizagens.
O
papel do professor precisa aprender a utilizar a ferramenta para depois criar
condições mediadoras para o aluno no processo de ensino aprendizagem.
A
tecnologia precisa ser inserida no contexto escolar, porém sempre com muito
planejamento e segurança por parte do educador, pois dentro destes parametros a
aprendizagem fluirá de forma eficiente e significativa.
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