Quem sou eu

Minha foto
Americana, São Paulo, Brazil
ARTE EDUCADORA NA REDE ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE NOVA ODESSA. TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E II.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


SINTESE REFLEXIVA INICIAL: Atividade: 1.1
Nome: Priscila Kely de Souza de Oliveira
Mediador: Edvaldo Martino

Nossa sociedade atualmente caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações, nossas escolas não ficam de fora, o desafio do professor é a formação do aluno com automonia na busca de seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho, principalmente que estejam dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
A tecnologia sempre vai gerar mudanças, faz a integração com o currículo e novas formas de pensar e refletir. Mesmo com a escola inclusiva (para todos), aquela que atinge e abranje a diversidade é possivel utilizar diferentes recursos, pois cada aluno vai se destacar de acordo com suas habilidades e competências.
Neste contexto a aprendizagem se controe na interação, com o meio e com o outro. Pondendo ser formal (cursos de formação) ou compartilhada (reflexão com seus pares). Segundo ALMEIDA (2005), para que se utilize a tecnologia na escola é importante suas potencialidades de produção, criar, mostrar, atualizar, processar, ordenar, englobanda por todos dentro da escola, desde a elaboração, organização e manutenção.
Ensinar e aprender é organizar situações de aprendizagens, criar condições, favorecer a compreenssão da complexidade do mundo, do contexto do grupo, do ser humano e da própria identidade.
A melhor forma que se apropria ao aluno é o desenvolvimento e a capacidade de ler e de interpretar, aprender de forma significativa e com sentido. O aluno vai ter autonomia para buscar constantemente novas aprendizagens.
O papel do professor precisa aprender a utilizar a ferramenta para depois criar condições mediadoras para o aluno no processo de ensino aprendizagem.
A tecnologia precisa ser inserida no contexto escolar, porém sempre com muito planejamento e segurança por parte do educador, pois dentro destes parametros a aprendizagem fluirá de forma eficiente e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário